quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Música na Escola” trabalha disciplina, ética, moral e relações interpessoais na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

Por Anna Monteiro / SEDUC
Um projeto novo – que começou a ser desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro em outubro – já começa a apresentar resultados positivos na aprendizagem e disciplina dos alunos. O “Música na Escola”, criado pela Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes, nasceu da necessidade de humanizar a educação e de se trabalhar os aspectos afetivos e sociais em prol da inteligência cognitiva.
Inicialmente, o projeto piloto atende as escolas Helena Araújo Pinheiro, localizada na sede, e Iracy Nunes da Silva, situada no distrito de Itamotinga. Mas, a partir do próximo ano deverá ser ampliado para outras unidades de ensino, de preferência para aquelas que ainda não trabalham com o programa de educação integral “Mais Educação”, que já traz a música em seu currículo.

De acordo com a responsável pelo desenvolvimento do projeto, a superintendente Luzanilde Aguiar, a iniciativa auxilia no cumprimento da Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica e permite que através desse instrumento sejam trabalhados valores éticos, morais, sociais e as relações interpessoais, colaborando assim para a humanização da educação, disciplina e aprendizagem dos alunos.

“O Ministério da Educação estabeleceu através de lei essa obrigatoriedade, mas não deu condições efetivas para que a mesma fosse cumprida, já que os professores de música não são considerados profissionais da educação e por isso ainda não podem ser pagos através do FUNDEB. Em Juazeiro nós garantimos esse cumprimento através do Mais Educação, do projeto municipal de Musicalização da Educação Infantil, e agora com o Música na Escola, que está sendo desenvolvido e pago com receita própria”, explica a superintendente.

 Com um mês de trabalho, o professor Josué Nunes da Fontoura, que leva para sala de aula um violão e muitas histórias, conta que os resultados já são visíveis. “Nós trabalhamos nessas duas escolas essencialmente a música, e através dela resgatamos muitos valores que estão se perdendo nessa nova sociedade. Tento passar para essas crianças um pouco da minha história de superação, pois foi através da música que sai das ruas e venci todas as batalhas, e elas já demonstram que atrás da indisciplina existem muitos traumas e sonhos. Sem dúvida, o trabalho está sendo bastante gratificante”, revelou.

Professora Namura RamosSegundo a Coordenadora Pedagógica Marina do Nascimento, a aceitação tem sido fantástica. “Ele passa, além da música, muitos ensinamentos, levantando a autoestima dos alunos e fazendo-os acreditar novamente que um futuro melhor pode ser possível. Josué foi morador de rua, viveu em orfanato e hoje passa lições lindas de amor e de como cuidarmos de nós mesmos. Então, os ganhos são muitos, não só para os alunos, mas para toda a equipe escolar”, destacou. E os professores de fato são beneficiados, já que existem momentos de música com o artista Josué para os educadores e também para os pais nas escolas onde o projeto está sendo desenvolvido.
Como resultado, a docente Namura Ramos de Oliveira, da Escola Municipal Helena Araújo Pinheiro, já cita o caso de Luan David da Silva que antes tinha muitas faltas em sua caderneta. “Ele é aluno da turma de correção de fluxo e quase nunca vinha nas sextas-feiras, agora ele não perde um dia de aula e melhorou muito o comportamento”, conta a professora. E o próprio menino de 10 anos garante: “estou gostando muito das aulas do novo professor e também das histórias que ele conta. Agora tenho mais vontade de vir para a escola”.

 No Planejando 2014 da Secretaria de Educação e Esportes já está prevista a ampliação do projeto “Música na Escola” e outras escolas da Rede Municipal serão contempladas com a iniciativa. Além disso, também são destaque na Rede outras ações musicais dentro do programa “Mais Educação”, como a orquestra infantil da Escola Maria Franca Pires, que realiza apresentações em diversos eventos do município.