quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SAEJ termina de ser aplicado na próxima terça-feira (19) na Rede Municipal de Juazeiro

Por Anna Monteiro / SEDUC
O exame criado pelo município em 2009 – com o objetivo de traçar um diagnóstico dos níveis de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro – chega a sua 5ª edição e as provas do Sistema de SAEJ na escola José Pereira Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ 2013) encerram na próxima terça-feira (19). Todas as escolas do município que trabalham com turmas de 1º a 9º ano participam e em torno de 24 mil alunos respondem às questões de Língua Portuguesa e Matemática.

O sistema implantado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) oferece dados para uma análise ampla e precisa da Rede e fornece as informações necessárias para as intervenções e melhorias na qualidade do ensino. O SAEJ também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos. Na avaliação são mensuradas – além dos diagnósticos de escrita e produção de texto – a capacidade de interpretação do aluno, a evolução na aprendizagem dos descritores (conteúdos) e a habilidade dos estudantes ao estabelecer relações lógico-discursivas.
 Equipe da escola José Pereira comemora aplicação do SAEJNas mais de 100 unidades de ensino do município o SAEJ é bem aceito por gestores, professores, coordenadores pedagógicos e alunos. Na perspectiva da diretora da Escola José Pereira da Silva, Maria Olívia Andrade, o sistema de avaliação externo é muito positivo, pois através do resultado as escolas podem perceber os erros e acertos. “Dessa forma temos como mensurar a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido e avaliar o nosso próprio desempenho. Aqui na José Pereira esperamos obter uma boa nota, pois os alunos que fizeram a prova saíram dizendo que as questões estavam dentro do que os professores trabalharam em sala de aula. Nossa expectativa é atingir a média 6, já que no ano anterior chegamos a 5.3 em Matemática e 5.1 em Português”, destacou a gestora da unidade de ensino do Itaberaba.

Para a coordenadora pedagógica, Marycélia Macêdo, “o SAEJ é um termômetro”. “Com esse exame nós conseguimos perceber o nível de cada aluno, turma, escola e município, pois as notas vêm por categoria. Então, esse resultado nos orienta e norteia”, acredita. As professoras Elza Freie, Simone Meire e Cristiane dos Santos, também defendem a aplicação do SAEJ. Segundo as docentes, a avaliação também é para o educador, pois se o aluno não está assimilando os conteúdos é porque tem algo de errado e novas intervenções precisam ser feitas.
As escolas do município foram orientadas pela SEDUC a realizarem simulados, preparando os alunos para o tipo de avaliação e preenchimento do gabarito, que também é utilizado na Prova Brasil. E a sistemática parece que deu certo. De acordo com a aluna Elisângela Ferreira, de 9 anos, o teste a deixou mais calma para o exame. “Acertei as 20 perguntas do simulado e gostei muito da prova do SAEJ. Acho que vou acertar todas as questões novamente”, disse a estudante do 4º ano.

Na opinião do titular da SEDUC, Clériston Andrade, mais um ano o SAEJ está sendo realizado com sucesso. “O SAEJ vem nos orientando ao longo desse período e permitindo que nós façamos os ajustes necessários, como nas formações dos professores, projetos pedagógicos e outros. Nossos índices vêm melhorando e a educação de Juazeiro começa a apresentar resultados positivos, provenientes de todos os esforços, que incluem a recuperação da estrutura física, valorização do professor, projeto de climatização, construção de novas quadras e creches. Agora é esperar os resultados do SAEJ e da Prova Brasil, que também está sendo aplicada em nossa Rede”, ponderou.